
![]() |
---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
LINHA AMARELA
DIAS E HORÁRIOS DAS PESQUISAS DE CAMPO:
3/OUT, DAS 13H50 AS 15H45.
8/OUT, DAS 14H10 AS15H30.
28/OUT, DAS 13H30 AS 16H.
29/OUT, DAS 13H30 AS 15H.
DINÂMICA DE INSPIRAÇÃO ETNOGRÁFICA:
EM DUPLAS, PERCORRENDO TODAS AS ESTAÇÕES EM AMBOS OS SENTIDOS, TIRANDO FOTOS E REGISTRANDO EM ÁUDIOS O QUE ERA OBSERVADO.
DINÂMICA DE ENTREVISTAS:
EM DUPLAS, UM GUIANDO A ENTREVISTA ENQUANTO OUTRO ANOTAVA.
A linha Amarela é conhecida por boa parte da população que depende do Metrô para se locomover pela cidade de São Paulo, como linha colorida, por causa da sua “explosão de cores”, como carinhosamente chamamos, já que essa linha possui conexões com três das principais linhas do Metrô: Azul, Verde e Vermelha. Ela ainda faz conexões com três linhas da CPTM como Esmeralda, Rubi e Coral. Devido a grande facilidade de acesso, pode-se dizer também que existe uma grande oportunidade de consumo dentro das estações dessa linha.
Um dos fatos que mais chamou atenção logo no início da pesquisa foram as máquinas da Coca-Cola espalhadas em todas as plataformas da linha Amarela (algumas estações existiam mais de uma máquina), assim como as TVS que contabilizavam o tempo até a chegada do próximo trem. Foi possível perceber ao explorar as estações, para além das plataformas, uma certa divergência. Enquanto algumas estações eram extremamente grandes e movimentadas, outras eram pequenas e vazias. Algumas possuíam mais de três andares com escadas rolantes e comércios diversos em todos esses andares, com diversos pontos e quiosques que vendiam comidas rápidas como salgados, salgadinhos, pães de queijos e lanches, algumas lojas de roupas, bijuterias, perfumes, óculos, entre outros.
Além disso, a presença de grandes telões de LED onde eram reproduzidas as chamadas Elemídias foi algo muito marcante em todas as estações, assim como as adesivações também presentes nas escadas rolantes e portas de vidro do vagão, que divulgavam assuntos como datas de vestibulares de faculdades, denunciavam o assédio sexual no metrô, programas de TV a cabo e produtos diversos. No entanto, mesmo com essa grande variedade de consumo, foi possível perceber a quantidade de pessoas que passavam por esses comércios e anúncios com tanta pressa e distração que nem notavam direito, assim como a presença de mochilas e bolsas que essas pessoas carregavam consigo.
Já em relação às personas, o grupo de pesquisadores elaborou um roteiro de entrevista que buscasse compreender como aquela pessoa usava o Metrô, o que ela pensava sobre ele e quais eram seus interesses de consumo dentro do Metrô, observando o modo como a pessoa se apresentava, vestimentas, o que carregavam consigo e como elas falavam sobre tal assunto. Novamente divididos em duplas foi percorrida a linha, e por meio das entrevistas percebeu-se que quase todas as pessoas entrevistadas pegam a linha todos os dias e têm perfis de comportamentos e interesses diferentes, assim como suas vivências sociais. A partir disso, o time chegou ao final da pesquisa com quatro personas diferentes, podendo concluir a heterogeneidade da linha amarela.