
![]() |
---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
LINHA VERDE
DIAS E HORÁRIOS DAS PESQUISAS DE CAMPO:
03/OUT E 24/OUT, DAS 13H AS 16H30.
DINÂMICA DE INSPIRAÇÃO ETNOGRÁFICA:
OS QUATRO INTEGRANTES ESTIVERAM REUNIDOS NA EXPLORAÇÃO DA LINHA TODA.
DINÂMICA DE ENTREVISTAS:
REALIZADAS EM DUPLAS, ENQUANTO UMA PESSOA FAZIA AS PERGUNTAS E A OUTRA ANOTAVA.
Logo no ponto de partida combinado – estação Ana Rosa – foi possível perceber um fluxo intenso para ambos os sentidos (Vila Madalena e Vila Prudente), além de muitos pontos de consumo variados como: alimentação, vestuário, eletrônicos etc. Nos vagões e nas passarelas do Metrô, os painéis publicitários pareciam sempre os mesmos, porém as propagandas de conscientização chamaram a atenção.
Ao percorrer a Linha Verde, o time de pesquisadores reparou que em todas as estações havia alguma propagação de eventos culturais, seja ela em cartazes ou nas televisões existentes na estação e nos vagões. Além desses anúncios, há também exposições artísticas em várias estações da linha, como maquetes, gravuras de poesias nas paredes, esculturas, pinturas, painéis, entre outras.
Os pesquisadores notaram a presença de máquinas automáticas de snacks e de acessórios eletrônicos em todas as estações da região da Paulista e proximidades. Já em relação a quiosques de alimentação, mesmo levando em conta intensidades diferentes do fluxo de pessoas, a desigualdade da sua distribuição era nítida: enquanto algumas estações tinham vários quiosques e lanchonetes, outras não tinham nenhum.
A busca pelo perfil de cada persona da Linha Verde ocorreu na segunda saída de campo, que teve como foco observar e entrevistar o público da linha para criar personas que a representasse. Essa criação de personas teve como base a observação de vestimentas, hábitos e até na maneira em que cada entrevistado dizia sua opinião sobre a vida rotineira no subsolo. Ao traçar esses perfis, foi possível identificar, em meio a tantas personalidades, comportamentos e consumos diferentes observados ao longo do estudo inteiro, de maneira que essas personas representassem grupos fortes presentes na Linha Verde.
O roteiro da entrevista foi desenvolvido de maneira a abordar tópicos relacionados a frequência de uso do Metrô, percepção dos usuários, comportamentos e hábitos, estilo de vida, anseios, incômodos e desejos. Essa estratégia, facilitou a construção das personas e possibilitou uma análise mais completa de cada tipo de público da linha.